COMO PARTICIPAR?

LOGIN

Faça o login usando o seu CPF, como nas demais plataformas Aberje (Portal Aberje e Escola Aberje).
Caso ainda não seja cadastrado, insira o seu CPF e siga as instruções.
Para inscrição no Prêmio Aberje, é obrigatório vinculá-lo a alguma organização (CNPJ), pois não é possível participar do Prêmio como profissional autônomo.

PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO/PAGAMENTO

Preencha a “Ficha de Inscrição/Pagamento” até o dia 14 de julho com o número de projetos que deseja inscrever e defina a forma de pagamento.

Faça o upload do documento que comprova o faturamento anual da organização (exceto para empresas de grande porte, conforme consta na tabela de valores).
Aguarde a liberação da plataforma para envio dos seus projetos. Enquanto isso, prepare o material.

PREENCHA A FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DOS PROJETOS ATÉ O DIA 14 DE JULHO

Uma vez liberada a plataforma, preencha a ficha de cada projeto com todas as informações e faça o upload do material descritivo (case) em formato PDF e do vídeo case, assim como de outros materiais disponíveis.

Muita atenção nesta etapa, todo o processo de avaliação do Prêmio Aberje é baseado nas informações contidas nessa ficha de identificação do projeto.
O envio da ficha junto com todos os anexos deve ser feito até o dia 14 de julho.
No caso de inscrição de projetos realizada pela intermediária, isto é, fornecedora de comunicação (agência, assessoria, consultoria ou similar), é obrigatório o envio da carta de autorização do cliente. O modelo dessa carta está disponível no regulamento.

REGULAMENTO

Renovado a cada ano, o regulamento contém as informações de todo o processo do Prêmio: procedimentos de inscrição, etapas e datas da premiação, categorias, estrutura e formato dos projetos, requisitos e critérios de avaliação.

Para esclarecer dúvidas dos concorrentes sobre o regulamento, a gerência do prêmio promove sessões de tira-dúvidas ao longo do período de inscrições.

Baixe o regulamento:

    PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO E BAIXE O REGULAMENTO

    CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

    O Prêmio Aberje conta com 20 categorias, agrupadas em três eixos. Conheça cada uma delas e consulte o regulamento para mais detalhes:

    eixo 1 - FOCO NO TEMA COMUNICAÇÃO DE PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES VOLTADOS A:

    • ARTE E CULTURA

      Conjunto de estratégias e ações empregadas para comunicar programas, projetos e ações de caráter cultural aos públicos estratégicos de uma organização, com o objetivo de construir relacionamentos, mobilizar públicos, gerar visibilidade, agregar atributos positivos à marca, ampliar o acesso à produção e à fruição artística, entre outros. Podem ser inscritos programas, projetos ou ações culturais próprios, assim como patrocínios, apoios ou permutas concedidos a projetos e ações de instituições, grupos ou produtoras culturais, sempre com foco no trabalho de comunicação realizado e no alinhamento do investimento feito com a estratégia de atuação da empresa inscrita no Prêmio. Não serão avaliadas as ações de comunicação realizadas por organização intermediadora ou grupo patrocinado.

    • DIVERSIDADE E INCLUSÃO

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação destinados a promover o engajamento dos públicos de interesse da organização em relação aos temas ligados à diversidade: raça/etnia, gênero, faixa etária, PcD’s, religião, imigrantes/refugiados, LGBTQA+, entre outros subtemas.

    • ESPORTE E BEM-ESTAR

      Conjunto de estratégias e ações empregadas para comunicar programas, projetos e ações de caráter esportivo aos públicos estratégicos definidos pela empresa (funcionários, imprensa, comunidade, entre outros), com o objetivo de construir relacionamentos, mobilizar para causas, gerar visibilidade, agregar atributos positivos à marca, ampliar o acesso à prática esportiva, colaborar com a saúde física e mental de determinado público estratégico, entre outros. Podem ser inscritos programas, projetos ou ações realizadas pela empresa inscrita e voltadas a qualquer tipo de esporte ou cuidado de saúde ocupacional ou mental, assim como patrocínios, apoios ou permutas concedidos a projetos e ações de instituições, grupos, agremiações, clubes e congêneres, sempre com foco no trabalho de comunicação realizado e no alinhamento do investimento feito com a estratégia de atuação da organização inscrita no Prêmio. Não serão avaliadas as ações de comunicação realizadas por grupo ou time patrocinado.

    • ÉTICA, INTEGRIDADE E COMPLIANCE

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação destinados a promover o engajamento dos públicos de interesse da organização em relação aos temas de ética, integridade e compliance.

    • GESTÃO DE CRISES ORGANIZACIONAIS

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação desenvolvidas e aplicadas em situações de gestão de crises (ou preventivamente) organizacionais que afetem ou possam afetar a reputação e o desempenho da organização.

    • MARCA

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação destinados a aumentar o valor da marca corporativa ou de seus produtos, favorecendo sua imagem e reputação. Podem ser inscritos nesta categoria campanhas institucionais, fusões/aquisições, lançamento de nova marca corporativa/de produto, rebranding/reposicionamento de marca.

    • MEMÓRIA ORGANIZACIONAL

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação voltados à preservação, à valorização e à divulgação da memória de empresas/organizações e de seus museus e/ou centros de memória. Essa memória pode ser traduzida na responsabilidade histórica da empresa/organização em relação a públicos, produtos, serviços, tecnologias, territórios e saberes que fazem parte da sua trajetória histórica.

    • RELACIONAMENTO INTERNACIONAL

      As ações, atividades, processos e práticas de comunicação e relacionamento que ocorrem fora do Brasil e envolvem um ou mais públicos estratégicos de uma organização sediada no Brasil são considerados projetos para fins deste Prêmio. Esses projetos podem ser propostos, gerenciados e/ou implementados por equipes internas ou por empresas fornecedoras, desde que estejam localizadas ou contratadas em território brasileiro. Trabalhos conceituados e/ou executados por equipe global, tendo apenas algum encaixe de atuação de equipe brasileira, não estarão adequados à proposta da categoria. Serão aceitas abordagens institucionais ou mercadológicas, incluindo esforços para promover a “Marca Brasil”.

    • SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação destinados a promover o engajamento de públicos estratégicos da empresa/organização em temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, aos princípios ESG e à sustentabilidade em sua concepção plena — abarcando as dimensões ambiental, social e econômica.

      Podem ser inscritos projetos vinculados ao negócio da organização proponente e/ou relacionados a grupos de interesse direta ou indiretamente afetados por suas atividades, com destaque para iniciativas que evidenciem impacto positivo, coerência institucional e contribuição para práticas mais sustentáveis no setor em que atuam.

      Projetos de Sustentabilidade centrados especificamente no braço social ficam mais valorizados se forem inscritos na categoria Sociedade. Projetos de Diversidade & Inclusão, de Arte e Cultura e de Esporte e Bem-Estar, mesmo que voltados também a políticas e comunicações sobre sustentabilidade do proponente, ficam mais valorizados se forem inscritos nas respectivas categorias específicas.

    eixo 2 - FOCO EM PÚBLICOS COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM:

    • Consumidor/Cliente

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação institucional e/ou de marketing destinados a promover ou manter o relacionamento da empresa/organização com o consumidor/cliente (pessoa física ou jurídica). De acordo com o escopo do seu projeto, avalie se ele enquadra melhora na categoria de Marca.

    • Imprensa

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações destinados a promover ou manter o relacionamento com a imprensa, nacional ou internacional. No caso de projeto realizado exclusivamente para a imprensa internacional, convém analisar possibilidade de concorrer no Eixo 1 na categoria Relacionamento Internacional.

    • Influenciador(es)

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações destinados a estabelecer, promover ou manter o relacionamento com influenciadores e/ou com usuários (clientes, fornecedores, empregados ou outros stakeholders) produtores e distribuidores de conteúdo próprio.

    • Multipúblicos

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação destinados a promover o relacionamento com mais de um público de interesse da empresa/organização. Essa é uma categoria bastante ampla, que engloba uma diversidade de projetos. Por isso, se o seu projeto tiver um aspecto específico que o distinga, como um público principal ou um tema, dê preferência a essas categorias específicas e desenvolva o case com foco nelas.

    • Público Interno

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação destinados a promover ou manter o relacionamento da empresa/organização com o seu público interno (empregados, terceirizados, familiares, trainees, estagiários, gestores, sócios, acionistas, aposentados, expatriados), independente do regime de contratação.

    • Sociedade

      Programas, projetos, campanhas e/ou ações de comunicação destinados a promover, manter ou fortalecer o relacionamento com a sociedade, ampliar o acesso a direitos, fomentar políticas públicas ou impulsionar transformações sociais e ambientais por meio da comunicação, realizados tanto por empresas e governos quanto por organizações da sociedade civil — associações, fundações, cooperativas sociais e organizações religiosas. São aceitos projetos nas áreas de educação, cidadania, saúde e outros tipos de ações de caráter social ou de engajamento de comunidades com temas e iniciativas do proponente.

      Projetos de Diversidade & Inclusão, de Sustentabilidade (quando contempladas as três dimensões ESG), de Arte e Cultura e de Esporte e Bem-Estar, mesmo que voltados também à sociedade, ficam mais valorizados se forem inscritos nas respectivas categorias específicas.

    eixo 3 - FOCO EM MEIOS PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO DE:

    • Evento

      Projetos de eventos institucionais e/ou promocionais utilizados como estratégia de comunicação/relacionamento com públicos de interesse da empresa/organização.

    • Mídia Audiovisual

      Projetos de comunicação que utilizem mídias audiovisuais – vídeos, programas de rádio e filmes institucionais, conteúdo para TVs corporativas e murais eletrônicos. Ainda que eles sejam veiculados em rede digital, são considerados Mídia Audiovisual. Podem ser inscritas peças únicas, não sendo necessárias séries.

    • Mídia Digital

      Projetos de comunicação que utilizem plataformas digitais – redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, LinkedIn, Facebook etc) e sites, portais corporativos, hotsites, salas de imprensa virtuais, podcastings, videocastings, newsletters digitais, relatórios interativos, intranets, e-mails marketing, e-cards, games e realidade virtual. Vídeos, programas de rádio e filmes institucionais, conteúdo para TVs corporativas e murais eletrônicos, ainda que sejam veiculados em mídia digital, são considerados Mídia Audiovisual e devem ser inscritos na categoria específica.

    • Mídia Impressa

      Esta categoria contempla mídias impressas, desde que elas sejam periódicas ou seriadas – boletins, jornais e revistas institucionais, jornais murais etc. Peças com edições únicas/especiais devem ser inscritas na categoria Publicação especial.

    • Publicação Especial

      Devem ser inscritas nesta categoria publicações únicas/especiais/extraordinárias como livros e relatórios não interativos, catálogos, sejam eles impressos ou em versão digital. Publicações interativas devem ser inscritas na categoria de Mídia Digital. Mídias impressas periódicas ou seriadas como boletins, jornais murais, jornais e revistas institucionais, devem ser inscritas na categoria Mídia Impressa.

    ETAPAS DA PREMIAÇÃO

    O processo do Prêmio Aberje envolve cinco etapas, destinadas a garantir a qualidade da avaliação feita pelos jurados e o compliance com o regulamento:

    1ª etapa | AUDITORIA INDEPENDENTE 

    A auditoria acompanha todas as etapas da premiação e verifica as informações e documentos anexados durante a inscrição dos projetos.

    2ª etapa | COMISSÃO DE TRIAGEM julho a setembro

    Uma comissão especialmente designada analisa todos os projetos inscritos para garantir que cumpram os requisitos do regulamento. Essa comissão não atribui notas aos projetos.

    3ª etapa | PREMIAÇÃO REGIONAL – setembro a outubro

    Comissões julgadoras específicas para cada região e categoria do Prêmio avaliam os projetos inscritos. Nessa etapa são definidos os vencedores regionais de cada categoria, que disputarão o prêmio nacional no Painel de Cases.

    ANÚNCIO DOS VENCEDORES REGIONAIS – outubro

    4ª etapa | PAINEL DE CASES –
    novembro

    Os projetos vencedores das etapas regionais são apresentados perante uma comissão de jurados, com audiência aberta ao público. Nesta etapa serão definidos os vencedores do prêmio nacional, que serão anunciados na cerimônia de premiação.

    5ª etapa | CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
    dezembro

    Divulgação dos vencedores do prêmio nacional e dos prêmios especiais, com a entrega dos troféus.

    VALORES

    Confira a tabela de valores para a inscrição dos projetos.

    O Prêmio conta com três faixas de valores, a fim de incentivar a participação de organizações de portes diversos:
    1) Organizações de grande porte (receita anual: maior que 300 milhões);
    2) Organizações de médio porte (receita anual: maior que R$ 90 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões);
    3) Organizações de pequeno porte (receita anual: menor que R$ 90 milhões)

    Para as faixas 2 e 3, é obrigatório o envio de dos documentos de comprovação:

    Organizações de médio ou pequeno porte: é obrigatória a apresentação do comprovante de receita do último exercício.

    Órgãos Públicos: é obrigatória a apresentação do comprovante de natureza jurídica (estatuto).

    Obs 1: no caso de institutos e fundações mantidos por empresas, o enquadramento será dado na faixa de valor da organização mantenedora.

    Obs 2: no caso de inscrição feita pela intermediária, isto é, fornecedora de comunicação (agência, assessoria, consultoria ou similar), o enquadramento será dado na faixa de valor do cliente, ou seja, da organização a qual o projeto se refere.

    EMPRESA DE GRANDE PORTE info

    Organizações com faturamento receita anual maior que R$ 300 milhões.

    Até 08/06 1º case2º case3º case4º case+ de 5 cases
    Associado R$ 4.195,00 R$ 3.690,00 R$ 3.250,00 R$ 2.860,00 R$ 2.500,00
    Associado Mantenedor R$ 3.565,00 R$ 3.135,00 R$ 2.760,00 R$ 2.430,00 R$ 2.125,00
    Não associado R$ 6.290,00 R$ 5.535,00 R$ 4.875,00 R$ 4.290,00 R$ 3.750,00
    Após 08/06 1º case2º case3º case4º case+ de 5 cases
    Associado R$ 4.560,00 R$ 4.010,00 R$ 3.530,00 R$ 3.105,00 R$ 2.730,00
    Associado Mantenedor R$ 3.875,00 R$ 3.410,00 R$ 3.000,00 R$ 2.640,00 R$ 2.325,00
    Não associado R$ 6.840,00 R$ 6.020,00 R$ 5.295,00 R$ 4.660,00 R$ 4.100,00

    EMPRESA DE MÉDIO PORTE E ÓRGÃOS PÚBLICOS info

    Organizações com receita anual bruto maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões. Órgãos Públicos: Unidade estatal sem personalidade jurídica, com atribuições específicas dentro da organização do Estado exercidas pelos agentes públicos.

    Até 08/06 1º case2º case3º case4º case+ de 5 cases
    Associado R$ 3.355,00 R$ 2.950,00 R$ 2.600,00 R$ 2.285,00 R$ 2.010,00
    Associado Mantenedor R$ 2.850,00 R$ 2.510,00 R$ 2.210,00 R$ 1.940,00 R$ 1.710,00
    Não associado R$ 5.030,00 R$ 4.425,00 R$ 3.900,00 R$ 3.430,00 R$ 3.015,00
    Após 08/06 1º case2º case3º case4º case+ de 5 cases
    Associado R$ 3.660,00 R$ 3.220,00 R$ 2.830,00 R$ 2.490,00 R$ 2.190,00
    Associado Mantenedor R$ 3.110,00 R$ 2.735,00 R$ 2.410,00 R$ 2.120,00 R$ 1.865,00
    Não associado R$ 5.490,00 R$ 4.830,00 R$ 4.250,00 R$ 3.740,00 R$ 3.290,00

    EMPRESA DE PEQUENO PORTE info

    Organizações com receita anual bruto menor ou igual a R$ 4,8 milhões.

    Até 08/06 1º case2º case3º case4º case+ de 5 cases
    Associado R$ 2.685,00 R$ 2.360,00 R$ 2.075,00 R$ 1.825,00 R$ 1.605,00
    Associado Mantenedor R$ 2.280,00 R$ 2.005,00 R$ 1.765,00 R$ 1.550,00 R$ 1.365,00
    Não associado R$ 4.025,00 R$ 3.540,00 R$ 3.110,00 R$ 2.740,00 R$ 2.410,00
    Após 08/06 1º case2º case3º case4º case+ de 5 cases
    Associado R$ 2.925,00 R$ 2.570,00 R$ 2.260,00 R$ 1.990,00 R$ 1.750,00
    Associado Mantenedor R$ 2.485,00 R$ 2.185,00 R$ 1.920,00 R$ 1.690,00 R$ 1.485,00
    Não associado R$ 4.385,00 R$ 3.855,00 R$ 3.390,00 R$ 2.985,00 R$ 2.625,00