Conasa
- Projeto Compliance em foco: a comunicação e o lúdico como propulsores da integridade
- Agência -
- Região Sul
Para transmitir mensagens de integridade do grupo e facilitar sua compreensão pelos colaboradores, a Conasa investiu em estratégias lúdicas e gamificadas, obtendo excelentes resultados internos
Desafio
A Conasa é uma plataforma de investimentos em infraestrutura, responsável pela administração de empresas nos segmentos de saneamento, rodovias e iluminação pública. Com mais de 2 mil colaboradores distribuídos em 21 empresas, presentes em 8 estados, atende a mais de 5 milhões de brasileiros. Signatária do Pacto Global da ONU, a empresa reafirma seu compromisso com a excelência em governança corporativa, desenvolvendo, fortalecendo e disseminando políticas internas por meio do Programa de Compliance.
Para superar os desafios de difundir sua cultura de integridade, a Conasa investiu em iniciativas baseadas na comunicação interna e em dinâmicas lúdicas com o objetivo de engajar os colaboradores.
Estratégia
A principal ferramenta dessa frente é a Trilha da Integridade, um jogo inspirado na amarelinha, com perguntas sobre compliance. Ao recuperar uma brincadeira presente na memória afetiva da equipe, a iniciativa cria conexão emocional e facilita a retenção dos conteúdos.
Outra ação é o Cubo da Integridade, peça expositiva que apresenta os valores da Conasa — Respeito, Transparência e Solidariedade — posicionada em áreas de grande circulação. O objeto traz QR Codes que direcionam ao Canal de Ética e ao Código de Ética e Postura.
No evento “Dia C – Compliance em Foco”, realizado em Londrina (PR), foram apresentadas aos colaboradores a plataforma online Click Compliance, com treinamentos multimídia acessíveis pelo celular, site ou aplicativo. Como parte desse movimento, a companhia relançou o Canal de Ética, agora com espaços específicos para declarações de recebimento de brindes, presentes e eventuais conflitos de interesses.
No âmbito da comunicação, foram criadas as Pílulas da Integridade, que abordam temas como assédio moral e sexual, e uma persona virtual, Clara, passou a atuar no aplicativo de comunicação interna, reforçando mensagens sobre compliance. Para fortalecer o Programa de Integridade, a área também realizou visitas às unidades operacionais, reforçando orientações sobre políticas e procedimentos.
Público
Colaboradores do Grupo Conasa.
Impacto
O Dia C – Compliance em Foco reuniu 165 colaboradores das empresas Conasa Infraestrutura, Conasa Sanetrat e Via Brasil BR-163. No primeiro semestre de 2025, 1.683 colaboradores concluíram a capacitação na plataforma Click Compliance; outros 294 iniciaram o treinamento. Nas visitas técnicas presenciais, 426 colaboradores foram treinados entre 2024 e o primeiro semestre de 2025.
Entre diversos resultados positivos, destacam-se a melhoria do Canal de Ética e o aumento do número de colaboradores capacitados, o que resultou em maior quantidade de relatos e mais eficiência na triagem e no tratamento das ocorrências.



