Prêmio Aberje
Categoria Cases

ANBIMA

  • Projeto ANBIMA Summit 2025
  • Agência -
  • Região São Paulo
Encontro essencial

A ANBIMA realizou seu Summit 2025, compartilhando conteúdo relevante em um evento que se consolidou como o principal espaço de diálogo da indústria de fundos e do mercado de capitais.

Desafio

A ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, fundada em 2009, representa instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Desde 2021, a instituição realiza o ANBIMA Summit, principal evento de diálogo da indústria de fundos e do mercado de capitais brasileiro.

O encontro surgiu como uma evolução do Congresso ANBIMA Fundos de Investimento, que por 20 anos foi referência e tradição no setor. Após o sucesso da edição de 2023, a ANBIMA se deparou com o desafio de manter o mesmo alto nível de diálogos e engajamento do público na edição de 2025. Além disso, era necessário posicionar o evento à frente de outros que passaram a disputar espaço no setor, destacando seus diferenciais — especialmente o de reunir as principais lideranças do mercado financeiro e de capitais.

Estratégia

Para reforçar sua excelência de conteúdo, a ANBIMA desenvolveu uma programação baseada em 12 trilhas de conhecimento, alinhadas aos interesses do mercado. A escolha dos temas e a curadoria dos 120 palestrantes foram realizadas por um time interno, reunindo especialistas de áreas como Comunicação, Sustentabilidade e Inovação.

Para facilitar o acesso dos associados que atuam na região da Faria Lima, o evento foi realizado na Arca, espaço de 9 mil m² na mesma área.
Com estandes de expositores de design contemporâneo, amplas áreas de circulação e networking e uma estrutura externa com praça de alimentação, o Summit proporcionou uma experiência integrada.

As trilhas ocorreram em uma arena e cinco palcos simultâneos, que, juntos, podiam se transformar em uma plenária com capacidade para até 720 pessoas. A estratégia de comunicação contemplou: pré-lançamento (gerando expectativa); lançamento e amplificação (abertura de inscrições e divulgação da programação); cobertura ao vivo durante o evento; conteúdos de pós-evento, já preparando o público para o Summit 2027.

Durante o Summit, todas as apresentações foram acessíveis, com tradução inglês–português e Libras. Entre as interações com o público, destacaram-se: o “Microfone Aberto”, em que participantes podiam fazer perguntas diretamente aos palestrantes, sem moderação, e o “Painel de Perguntas”, quadro físico com questões da ANBIMA para serem respondidas pelos palestrantes ao longo do evento.

Como elemento de gamificação, mais de 30 QR Codes foram espalhados pela Arca. Os dez primeiros participantes a acessarem cada um deles recebiam brindes via aplicativo desenvolvido pela instituição, estimulando a circulação pelos ambientes. A edição também bateu recorde de patrocínios: 31 marcas patrocinadoras (ante 19 no ano anterior) e 14 apoiadores, reforçando a credibilidade e relevância do Summit perante o mercado.

Público

Profissionais do mercado financeiro e de capitais, imprensa e demais stakeholders da ANBIMA.

Impacto

O evento contou com 3.500 participantes, que atribuíram nota média de 8,2.
Na imprensa, gerou 140 reportagens e mídia orgânica estimada em R$ 6,8 milhões. Nas redes sociais, pelo menos 520 posts de diferentes perfis mencionaram o Summit

COMPARTILHE
[addtoany buttons="whatsapp,linkedin,facebook,x,instagram"]