Prêmio Aberje
Categoria Cases

Energisa

  • Projeto LUZI - A Primeira Lâmpada Blogueira do Brasil!
  • Agência Heads
  • Região Minas Gerais e Centro-oeste
Conversa positiva

A Energisa realizou uma campanha de reposicionamento de marca ao criar um diálogo mais acessível, confiável e próximo do consumidor por meio de uma blogueira digital moderna e bem-humorada

Desafio

Com 120 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro. Atua em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, atendendo cerca de 20 milhões de clientes em 11 estados. A empresa gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e realiza investimentos contínuos para garantir qualidade e segurança no atendimento a mais de 8 milhões de unidades consumidoras.

O setor elétrico, tradicionalmente técnico, baseia sua comunicação em obrigações legais e institucionais, com pouca ênfase na construção de marca e no relacionamento com o cliente. Por serem concessões públicas, as distribuidoras não costumam estimular conexões mais próximas com os consumidores, já que não há opção de escolha de fornecedor.

Com a proximidade da abertura do mercado livre de energia para consumidores de menor porte — que poderão escolher suas fornecedoras —, a relação entre empresas e clientes tende a mudar. A Energisa identificou nesse cenário uma oportunidade estratégica: fortalecer reputação, relacionamento, confiança e desejo de marca.

Estratégia

Percebendo que o público busca conteúdos cada vez mais leves, rápidos e didáticos no ambiente digital, a Energisa decidiu transformar sua comunicação em uma fonte relevante e simpática de informação. Assim nasceu Luzi, a primeira lâmpada blogueira do Brasil.

Interpretada pela atriz Evelyn Castro, a personagem, inspirada no universo dos tutoriais e criadores de conteúdo, protagonizou vídeos e peças com dicas em linguagem moderna, divertida e próxima do consumidor.

A comunicação abrangeu memes, trends, tutoriais, caixas de perguntas e interações em tempo real, convertendo temas técnicos em conversas fluidas e engajadoras. As publicações ocuparam Instagram, Facebook, TikTok e YouTube, tanto em formatos orgânicos quanto impulsionados.

O sucesso de Luzi levou a campanha a novos canais: TV, rádio, portais e jornais. A personagem também estampou outdoors instalados em comunidades periféricas; além de comunicar a campanha, as peças iluminavam ruas com pouca ou nenhuma claridade, levando segurança e informação às populações locais.

Público

Clientes da Energisa em todo o país.

Impacto

A campanha atingiu plenamente o objetivo de transformar uma comunicação tradicionalmente técnica em uma conversa mais humana, acessível e relevante.

E os números mostram isso: foram mais de 398 milhões de impressões pagas (31% acima do planejado), 29,9 mil interações e presença em 224 publicações.

Soma-se a esse sucesso de case um crescimento orgânico de 80% no Instagram da empresa, mais de 27 milhões de visualizações por mídia paga e 396 mil impressões orgânicas.

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