Ecorodovias
- Projeto Ponte Rio-Niterói: 50 anos conectando histórias
- Agência Pas de Deux Projetos
- Região Espírito Santo e Rio de Janeiro
Ao celebrar os 50 anos da icônica ponte do Rio de Janeiro, a concessionária reforçou seu compromisso com a preservação da memória e do patrimônio público, além de fortalecer vínculos com seus públicos
Desafio
Responsável pela administração da Ponte Rio-Niterói desde junho de 2015, a Ecovias Ponte cuida da gestão e manutenção de um sistema rodoviário com 28,7 quilômetros de extensão, que engloba a ponte, o Mergulhão da Praça Renascença, a Alça de Ligação com a Linha Vermelha e a Avenida Portuária.
A concessionária realiza monitoramento 24 horas da rodovia e oferece atendimento médico e mecânico aos usuários. Desde o início da concessão, mais de 539 milhões de veículos cruzaram a ponte nos dois sentidos. Nesse período, as equipes realizaram cerca de 366 mil atendimentos mecânicos e 13 mil atendimentos médicos.
Com a proximidade dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói e dos 10 anos de gestão da Ecovias Ponte, a equipe de Comunicação desenvolveu um projeto para destacar sua relevância para a mobilidade urbana. Após estudo, concluiu-se que a melhor forma de homenagear a data seria resgatar a memória, o passado e a história da ponte, sempre com um olhar voltado ao futuro.
Estratégia
Com esse propósito, foi estruturada uma ampla agenda de ações culturais, institucionais e educativas ao longo de todo o ano comemorativo. A iniciativa, baseada em quatro eixos — celebrar, educar, emocionar e conectar —, teve início com uma comemoração interna na data exata do aniversário da ponte, com um café da manhã na sede da Ecovias Ponte.
Em seguida, foi promovida uma grande festa para o público operacional, realizada na quadra da concessionária e animada por uma roda de samba. Colaboradores mais antigos receberam homenagens especiais.
A Ecovias Ponte também organizou uma celebração no Museu do Amanhã, reunindo 300 convidados entre colaboradores, autoridades, parceiros e representantes da sociedade. O evento, marcado por apresentações musicais, destacou a ponte não apenas como obra de engenharia, mas como uma travessia de futuros.
A maior roda-gigante do Rio, a Yup Star, ganhou um espetáculo de luzes e cores a 88 metros de altura, com vista privilegiada para a aniversariante. No dia 13 de março, exibiu o letreiro “50 anos da Ponte Rio-Niterói”.
A campanha contou ainda com o lançamento do livro Ponte Rio-Niterói: 50 anos conectando histórias, distribuído gratuitamente para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro.
Para integrar todas as ações e dar voz ao público, foi criada uma landing page comemorativa, com conteúdos históricos, vídeos e um espaço para depoimentos. O projeto incluiu também visitas de jornalistas e influenciadores aos bastidores da operação, exposições imersivas e uma revista comemorativa distribuída aos motoristas, entre diversas outras ativações.
Público
Colaboradores, sociedade, autoridades e parceiros.
Impacto
Entre fevereiro e março de 2024, a celebração gerou 539 matérias jornalísticas.
Nas redes sociais da empresa, foram registradas 178.323 impressões, e os vídeos superaram 151 mil visualizações.
A landing page reuniu 2.250 acessos e 37 depoimentos na área colaborativa.



