Einstein Hospital Israelita
- Projeto Pergunte para Alexa que o Einstein te responde
- Agência Mark Comunicação
- Região São Paulo
Alinhado ao seu propósito de democratizar informações sobre saúde, o Einstein firmou uma parceria com a Amazon para utilizar a assistente virtual Alexa como propagadora dos conteúdos qualificados da instituição
Desafio
Com 70 anos de existência e considerado pelo ranking da revista norte-americana Newsweek como o melhor hospital do Brasil e da América Latina, o Einstein decidiu intensificar sua atuação digital para tornar informações confiáveis de saúde acessíveis a toda a população.
No Brasil, estudos apontam que mais de 53% das pessoas recorrem às redes sociais para se informar sobre doenças, muitas vezes por meio de conteúdos não verificados ou que disseminam notícias falsas.
Diante da possibilidade de oferecer esclarecimentos sobre saúde por comando de voz de forma simples e segura, o hospital, em parceria com a Amazon, desenvolveu uma iniciativa pioneira para a assistente virtual Alexa. O projeto, batizado de “Pergunte para a Alexa que o Einstein te responde”, foi criado pelo time de comunicação institucional e passou a impactar a vida de milhares de pessoas.
A ideia era aproveitar a alta penetração da Alexa no país — presente em 17 milhões de residências — para ampliar ainda mais o acesso a informações confiáveis, beneficiando diferentes perfis de público, como pessoas em geral, idosos e pessoas com deficiência.
O Einstein já é reconhecido por compartilhar, há anos, conteúdos de qualidade validados por seus médicos nos principais buscadores da internet. Apenas no YouTube, a instituição reúne mais de 2,7 mil vídeos sobre as doenças mais pesquisadas pelos brasileiros.
Estratégia
A iniciativa foi estruturada em três pilares: confiança, tecnologia e acessibilidade. Assim, todas as respostas disponibilizadas pela Alexa seriam validadas por médicos do Einstein, como já ocorre nos demais canais digitais da instituição, e deveriam ser apresentadas em linguagem simples, acessível e de fácil compreensão.
Por meio da assistente virtual, os usuários passaram a acessar respostas para dúvidas sobre mais de 1.600 condições de saúde, elaboradas por jornalistas e médicos especialistas da organização.
Após 25 meses de trabalho, a plataforma da Amazon já reunia informações de diversas áreas clínicas, como oncologia, neurologia, entre outras. A cada resposta, a Alexa reforçava a fonte da informação: o Einstein, consolidando ainda mais a credibilidade do conteúdo.
Concluída a primeira etapa, com 900 conteúdos publicados, teve início a divulgação do projeto. Entre as ações, o hospital participou da Alexa Road Tour, série de eventos em três cidades que discutiu o impacto dos dispositivos virtuais na vida das pessoas e anunciou oficialmente a parceria entre Amazon e Einstein. A estratégia também incluiu envio de press releases, anúncios nas redes sociais e campanhas de sustentação digital.
Público
Pacientes do Einstein e sociedade em geral.
Impacto
O projeto resultou na criação de conteúdos sobre 1.645 condições de saúde, alcançando usuários de 26 estados e do Distrito Federal. Nas redes sociais, as 18 publicações relacionadas à iniciativa registraram 1.314.052 visualizações, alcançaram 950.861 usuários e geraram 37.307 interações. A estratégia também conquistou 39 inserções na imprensa, com valoração estimada em R$ 1,6 milhão.



