Prêmio Aberje
Categoria Cases

Bracell

  • Projeto COMUNICA TV | O protagonista é você!
  • Agência Progic
  • Região Norte e Nordeste
Diálogo bem-sucedido

Para integrar pessoas, culturas e valores em um processo de pós-aquisição, a Bracell criou um canal de comunicação interna que fortaleceu vínculos e aumentou o senso de pertencimento do time

Desafio

A Bracell Papéis atua no segmento de tissue (papéis de baixa gramatura, como papel higiênico e papel toalha). Após a aquisição da OL Papéis, em 2023, a empresa precisou enfrentar o desafio de consolidar seus valores e sua cultura nas três unidades do Nordeste. 

Um diagnóstico interno revelou que, além de 75% dos colaboradores operacionais estarem fora da internet e da intranet, apenas 68,7% se sentiam bem informados sobre a companhia. Diante desse quadro, tornou-se necessário criar um canal de diálogo acessível, engajador e capaz de fortalecer o senso de pertencimento do time. Foi nesse contexto que a Bracell lançou o COMUNICA TV.

Estratégia

O plano se baseou em quatro objetivos principais, entre eles promover o alinhamento cultural e estabelecer uma linguagem mais próxima e humanizada na comunicação. Para garantir o êxito da iniciativa, a implementação do novo canal foi estruturada em quatro etapas: infraestrutura, conteúdo, execução e sustentação.

Na fase de infraestrutura, foram identificados os locais de maior circulação dos funcionários operacionais nas unidades, como refeitórios e áreas de acesso. Nesses espaços foram instaladas as TVs responsáveis pela transmissão da programação. O canal operou com um sistema que permite personalizar e segmentar o conteúdo de acordo com cada público e unidade.

Todo o conteúdo foi protagonizado pelos próprios colaboradores — como entrevistados ou repórteres — promovendo representatividade e engajamento. A linguagem adotada foi leve e descontraída, inclusive para temas complexos, consolidando um diálogo humanizado e eficaz. 

Os vídeos, curtos e produzidos profissionalmente, foram organizados em três editorias: “preciso saber”, com comunicados obrigatórios; “importante saber”, que foca em conteúdos institucionais e de endomarketing não obrigatórios, mas relevantes; e “faz diferença saber”, com material leve e inspiracional.

Para o lançamento, foi criada uma campanha interna abrangente, com ações presenciais e materiais on e offline de apoio. A sustentação do canal se deu por meio de atualização constante dos conteúdos, escuta ativa e melhoria contínua. Vale destacar que todas as pautas são sugeridas pelos próprios colaboradores e pelas demandas das áreas internas da Bracell.

Público 

Colaboradores da empresa, principalmente do campo operacional.

Impacto

Após um ano de veiculação, o COMUNICA TV promoveu maior integração entre áreas e unidades e ampliou o engajamento com os conteúdos exibidos. O case também inspirou outras empresas do grupo a iniciarem a expansão do COMUNICA TV.  No total, o projeto resultou na produção de 250 vídeos, com participação de mais de 300 colaboradores como protagonistas.

Houve ainda um aumento de 3% no índice de trabalhadores que se sentem bem informados sobre a empresa. Pesquisas de percepção indicaram que, após um ano do canal no ar, 62% dos profissionais passaram a preferir o COMUNICA TV como principal fonte de informação corporativa, sendo que 68% deles assistem à programação diariamente.

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