LATAM
- Projeto Princípio Constitucional: a Comunicação da LATAM a Serviço da Integração da América Latina
- Agência GBR Comunicação
- Região São Paulo
Com uma estratégia de comunicação bem estruturada, a LATAM reconstruiu as pontes aéreas perdidas com os países vizinhos durante a pandemia, fortalecendo seus vínculos institucionais no continente
Desafio
Maior companhia aérea da América Latina — e a que mais conecta o Brasil ao mundo —, a LATAM opera 40 rotas internacionais diretas, sendo 23 delas voltadas à integração com países vizinhos. Após superar os impactos da pandemia de Covid-19, entre 2023 e 2025 a companhia atingiu o maior nível de conectividade internacional de sua história na América do Sul, reforçando seu protagonismo na integração regional.
Para alcançar esse resultado, a LATAM desenvolveu uma estratégia voltada a reafirmar seu papel como promotora do intercâmbio cultural, econômico e social entre os países sul-americanos. Toda a iniciativa foi inspirada no parágrafo único do artigo 4º da Constituição Brasileira, que orienta a integração entre os povos da América Latina.
Estratégia
Com a reabertura gradual das fronteiras e a possibilidade de reconstruir sua malha aérea, a LATAM priorizou rotas estratégicas entre o Brasil e outros países sul-americanos. O plano integrado de comunicação combinou reputação institucional, marketing de destino e relacionamento internacional, alinhado aos valores da companhia, sustentados por propósito social e criação de valor compartilhado. A reconstrução e ampliação da malha resultaram na maior integração entre o Brasil e países vizinhos deste século, consolidando a LATAM como agente de integração continental.
Entre 2024 e 2025, diversas rotas foram retomadas, como Brasília–Santiago e Rio de Janeiro–Buenos Aires. Uma das ações centrais foi a realização de press trips com jornalistas e influenciadores de diferentes nacionalidades, convidados a visitar destinos conectados pela LATAM. A iniciativa buscou promover a valorização cruzada entre os países latino-americanos, apresentando experiências relevantes e inspiradoras ao público final.
O conteúdo autêntico e espontâneo produzido nessas viagens se alinhou a temas de turismo sustentável, intercâmbio cultural e revitalização do setor.
Cada press trip foi cocriada com parceiros locais, priorizando narrativas de sustentabilidade, diversidade cultural e hospitalidade, sempre com olhar editorial e humano.
No âmbito do reposicionamento institucional, a LATAM também realizou eventos de lançamento de rotas, com destaque para os tradicionais cortes de fita em aeroportos estratégicos da região — como Chile e Peru — e nos principais aeroportos brasileiros. Essas ações foram fundamentais para gerar visibilidade positiva e consolidar a companhia como parceira estratégica de governos, destinos, comunidades e administradores aeroportuários do continente.
Público
Clientes, jornalistas, formadores de opinião e sociedade.
Impacto
As ativações de lançamento de rotas geraram 104 matérias, com equivalência publicitária de R$ 912 mil, impactando 5,2 milhões de pessoas. As press trips resultaram em 180 matérias e posts orgânicos, alcançando 39 milhões de pessoas e gerando equivalência publicitária de R$ 39 milhões.



